sábado, 17 de janeiro de 2009

Universidade "pública" e as fees

Essa segunda news também carece uma revisãozinha. Quando eu chamei atenção à presença de negros na universidade me faltou uma visão macro da coisa, porque depois eu comentei isso com alguns amigos aqui e eles me abriram os olhos pro fato de que a NIU é uma universidade pública e por isso bem barata, e é essa a razão da presença considerável de negros por aqui. Se você vai pra uma universidade privada e mais conceituada, a história é outra.

Aqui, as universidades públicas são pagas. Além das tuitions que é tipo a "mensalidade", que giram em torno de U$5000,00 por semestre, ainda tem as fees, que são as taxas. E dá-lhe fee! Você tem que pagar as fees do recreation center (academia), mesmo que não use. Se quiser armário tem pagar, pra estacionar no campus se você não tem autorização, tem pagar, a vacina que tive que tomar, paguei e por aí vai. Nos EUA tudo é dinheiro. Uma Unicamp da vida, com tudo de graça e comida subsidiada é um sonho pra eles aqui e quando eu conto ninguém acredita. Por outro lado, Unicamp é pra poucos. Já a educação fundamental aqui é bem diferente. Todas as crianças são OBRIGADAS a ir pra escola, que por sua vez é gratuita. O governo fornece o transporte também. Bom, me parece um sistema bem justo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Julião,
o sistema educacional dai tem algo do daqui e algo do Brasil, então porque as 8 séries elementares daqui são oferecidas com bom nível pelo governo estadual. Nas últimas 2-3 classes há já uma divisão dos alunos: ginásio para os melhores e escola normal para os abaixo de 7. E dai pra cima é uma loucura acompanhar, porque existem mil e um modos de chegar a mil e dois tipos de profissões. O que deixa a universidade pública (que no caso também é paga, a partir de um sistema de preços louco de seguir) para muito poucos mesmo. E aqui tem aquele lance.... quem quer e precisa trabalhar não vai a universidade, quem não quer trabalhar e tem papai e mamãe para ajudar, vai pra universidade.
O interessante é que vários caminhos levam a universidade. E aqui é comum as pessoas terem 2, 3 formações profissionais e as vezes completamente diferentes. beijo!

Julio Caliman disse...

Bacana Glauca, valeu pela informação!